segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Brasileiro que Inventou o Rádio

ROBERTO LANDELL DE MOURA:

Pe. Roberto Landell de Moura - Pároco a partir de 19.07.1908
O dia 21 de janeiro de 2011 marcará os 150 anos de nascimento de um dos maiores cientistas brasileiros, ignorado pela história e pela gente de seu país. Seu nome é Roberto Landell de Moura (1861-1928), nascido em Porto Alegre, padre de formação que completou os estudos em Roma, especializando-se em física e química.
Com o conhecimento teórico e a inquietude dos que estão à frente de seu tempo, transmitiu a voz humana à distância, sem fio, pela primeira vez no mundo. Foi também pioneiro ao projetar aparelhos para a transmissão de imagens (a TV) e textos (o teletipo).
Previu que as ondas curtas poderiam aumentar a distância das comunicações e também utilizou-se da luz para enviar mensagens, princípio das fibras ópticas. Tudo está documentado por patentes, manuscritos, noticiário da imprensa no Brasil e no exterior e testemunhos.
As pioneiras transmissões de rádio aconteceram no final do século 19, ligando o alto de Santana -o Colégio Santana- à emblemática avenida Paulista, que hoje abriga diversas antenas de emissoras de rádio e de TV.
Ao transmitir a voz, Landell se diferenciou de Marconi. O cientista italiano inventou o telégrafo sem fios, ou seja, a transmissão de sinais em código Morse (conjunto de pontos e traços), e não o rádio tal como o conhecemos.
As experiências do padre Landell não sensibilizaram autoridades e nem patrocinadores. Pior: um grupo de fiéis achou que o padre “falava com o demônio” e destruiu os seus aparelhos.
Mesmo tendo patenteado o rádio no Brasil (em 1901), Landell não obteve reconhecimento. Decidiu, então, viajar para os Estados Unidos, onde conseguiu, em 1904, três cartas-patentes. De volta ao Brasil, quis fazer uma demonstração das suas invenções no Rio de Janeiro, mas, por erro de avaliação, o governo não lhe deu a oportunidade.
Depois, seria “forçado” a abandonar as experimentações científicas. Morreu no ostracismo e o Brasil importou tecnologia para entrar na era das radiocomunicações! O Brasil tem agora a oportunidade de reconhecer a obra científica de Landell e incluir os seus feitos no currículo escolar obrigatório do ensino básico.
É por isso que luta o MLM – Movimento Landell de Moura, integrado por voluntários de diferentes áreas, que construiu um site para angariar assinaturas em prol desse reconhecimento.
Vale registrar que o movimento não tem fins político-partidários, religiosos, financeiros ou de promoção pessoal. Paralelamente, os Correios asseguram uma conquista: a emissão de um selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Landell.
Também está em curso no Congresso Nacional a inclusão do nome do padre-cientista no Livro dos Heróis da Pátria, por proposição do senador Sérgio Zambiasi.
Fonte:radioamadores.wordpress.com/EDUARDO RIBEIRO e HAMILTON ALMEIDA
landel_de_moura lmoura-1
Bandeiras Estados do Brasil Bandeira do Brasil
Infelizmente Landell de Moura não é tão reconhecido em nossa História,mas a FUFA,é claro,faz aqui uma homenagem,lembrando desse grande pioneiro do Radioamadorismo.

uploader:Vanderlei Amaral

QUE BICHO É ESSE?!

15.10.2010 008Esse monstrinho acima é um Labrador Retriever, sua raça é conhecida por servir de cão-guia a pessoas com deficiência visual. Mas na verdade, para querer esses cachorros servindo de cão-guia, a pessoa tem que ser além de cega, louca. Não, isso é brincadeira, eles precisam de muito treinamento para servirem de guia, e quando estão bem treinados são muito eficientes. Se você quiser ter um Labrador, é preciso muita paciência e atenção, pois esses animaizinhos têm um cérebro que parece funcionar como uma "máquina de destruição". Eu falo isso por experiência própria; o cachorro acima se chama Major Marley(Major inspirado em um livro cujo o DONO de uma Labrador se chamava Major,e Marley porque eu sou muito "criativo" e me inspirei no cão de John Grogan) e já destrui uns três pares de calçados da minha irmã, um par de chinelos meu, e um tênis de nosso membro(da FUFA) Ezequiel. Mas é um cachorro muito alegre, que alegra as pessoas que estão em volta-menos a minha mãe-, muito dócil e companheiro. Ou seja, na minha opinião vale muito a pena ter um Labrador.

15.10.2010 001 

É isso aí.
uploader:Vanderlei Amaral