domingo, 14 de novembro de 2010
A FOLHA, O CMPA, E O FIM
Dizem que a imagem de uma folha em um papel sensível à luz pode ser a fotografia mais antiga do mundo, segundo especialistas. A imagem estava em um leilão em Nova York, mas foi retirada para ser estudada. Há suspeitas de que ela pode ter sido criada por volta de 1805 por Thomas Wedgwood, que teria realizado experimentos com fotografia desde 1790.
Mas qual será a foto mais antiga do Colégio Militar de Porto Alegre?
O CMPA já foi “Escola Militar da Província do RS” (1883-88), “Escola Militar do Rio Grande do Sul” (1889-1898), “Escola Preparatória e de Táctica” (1898 e 1903-05) e “Escola de Guerra” (1906-11). Existiram, também, outras instituições de ensino, mas nenhuma relacionada com o atual prédio do Colégio Militar.
Nessa sexta-feira(12 de novembro), último dia de aula do ano de 2010, e o último de todos para o terceiro ano, eu e alguns amigos fomos no Museu Casarão da Várzea. Depois de vários anos no colégio, dois deles nunca tinham entrado lá. Já estava mais do que na hora de fazerem isso. Vimos várias fotos antigas, armas, medalhas, quadros, estátuas, livros, jornais velhíssimos, e muitas outras coisas. Vimos uma foto da tão famosa visita de OLAVO Braz Martins do Guimarães BILAC ao Salão de Honra do colégio, em 12 de outubro de 1916. O responsável pelo museu(tenho que descobrir o nome dele) estava vendo que nós estávamos tirando várias fotos, e disse: “Se vocês querem levar uma recordação, tirem foto desse quadro aqui, creio que é a foto mais antiga do CMPA.” E foi o que fizemos.
Realmente é muito antiga, podemos ver que ainda não tinha o segundo piso, a rua não era pavimentada, e não havia árvores em volta do prédio. Essa foto foi doada pelo TC R1 Miguel Teixeira de Carvalho, uma ampliação fotográfica de um postal francês retratando a Escola de Guerra. Então, possivelmente, essa é a foto mais antiga do Colégio Militar de Porto Alegre. Nós tiramos algumas outras fotos do museu, confira abaixo:
Bem, esse foi um dos últimos momentos que tivemos como alunos do CMPA, isso é relmente muito triste, pois ao longo dos anos foram se criando raízes com o Velho Casarão da Várzea. Se formar no colégio parecia um eternidade, mas, na verdade, foi apenas uma estrela cadente, passando ligeiramente no céu de nossas vidas. Espero que tenhamamos muitos outros momento juntos. Nós, e o CMPA. Obrigado.
Fontes:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2874929-EI295,00.html
http://www.aredencao.com.br/colegiomilitar.htm
http://www.cmpa.tche.br/index.php?option=com_content&task=view&id=78&Itemid=137
Post Scriptum: espero não estar equivocado sobre a foto.
uploader:Vanderlei Amaral
Assinar:
Postagens (Atom)