Grande parte do material que há no Clube, para não falarmos tudo, foi doado tanto por quarteis quanto por amigos radioamadores. Uma dessas doações foi um receptor de CW (sinal em código morse). Como não íamos utilizá-lo, aproveitamos para usar seus conectores nas antenas que estávamos construindo. Fizemos três antenas dipolo: 10, 15 e 20m, só faltavam os conectores para o cabo coaxial. Depois de retirarmos todos os conectores achamos um CI, que era o amplificador de áudio do equipamento.
A parte mais trabalhosa foi tirar o CI da placa, e quando tiramos bastou procurar seu código na internet e encontrar seu Datasheet (http://www.electronica-pt.com/db/circuitos-audio.php?ref=UPC2002) . Os capacitores e os resistores nós retiramos dos próprios equipamentos que tínhamos no laboratório de Física, e os que faltaram, compramos.
Em uma outra placa fomos soldando os componentes do circuito do amplificador de áudio. Solda pra lá, resistor pra cá, ligação errada aqui, capacitor invertido …, mas no final estava tudo pronto e no devido lugar. Na hora de testar tiver alguns problemas, um deles era que um dos capacitores era para 6V, sendo que o circuito era para 13,2V, e outro era a provável não filtragem da fonte, que precisava ser em corrente contínua. Utilizamos então uma bateria, de 9V, que tínhamos certeza que seria corrente contínua, e… pronto! Estávamos ouvindo o som de um radinho passando pelo amplificador que nós mesmos construímos.
O gráfico de nosso progresso é uma reta com coeficiente angular positivo, ela não desce. Os desafios só vão aumentando. Já estamos pensando em construir o esquema de um receptor de VHF…
Vanderlei Amaral