sábado, 2 de abril de 2011

NOSSO CLUBE PODERÁ TER CONCORRENTES

          O Clube de Radioamadores do CMPA foi criado em 2010, e desde então já foi elogiado e reconhecido por inúmeras pessoas. Apesar de poucos integrantes no clube, já fizemos atividades muito interessantes. No último encontro do ano passado, por exemplo, fizemos uma demonstração de modulação de raio laser. Uma breve explicação: ligado à entrada de som do computador, havia um foto transistor receptor. Apontado a ele, estava um laser comum, esse que se compra em qualquer loja. O laser era alimentado por três pilhas, mas a alimentação do laser estava sendo interrompida (sem podermos notar) pela frequência que saía de um fio, vindo da saída de som de um pequeno rádio FM. Assim, a luz de raio laser era modulada pela pela frequência da saída de som do rádio, e podíamos ouvir qualquer rádio sendo transmitida pela luz. Essa atividade foi assistida por dois radioamadores, alguns alunos e um professor do Instituto de Física da UFRGS, o Sr. Paulo Machado Mors. Todos, gostaram da atividade e do trabalho que era realizado no clube. Depois veio o blog, que também teve grande repercussão no meio radioamadorístico.
          Um outro exemplo, é que no dia 24 de março de 2011, tivemos a visita do Prof. Claudio Enrique Fernandez Rodriguez, do Instituo Federal de Ciência do RS, e responsável pelos cursos de extensão do IFET-Canoas, e também a visita do Eng. Elétrico Paulo Ilaga Cerafine, do Laboratório de Comunicações do Departamento de Eng. Elétrica da UFRGS.  Eles estavam interessados no nosso clube e na maneira que trabalhávamos, pois queriam criar um clube de radioamadores em canoas e outro na UFRGS. Então, visitaram nosso clube para nos “espionar”, como disseram, pois o objetivo era se basear no nosso clube, na maneira como trabalhávamos, para criarem “concorrentes”. Da maneira mais saudável possível, tínhamos visitantes interessados em nos copiar, para expandirem ainda mais o radioamadorismo às pessoas que desconhecem essa prática.
          O objetivo primordial do nosso clube não é formar radioamadores, e sim ensinar Física através do radioamadorismo, Em geral, esse é o objetivo de qualquer clube escolar: atrair os alunos com algo interessante e ao mesmo tempo ensiná-los assuntos importantes, como circuitos elétricos, ondas, campos, eletricidade, magnetismo, eletrônica, que são assuntos básicos da Física. Hoje em dia, essa é uma boa maneira de ensinar, e se todas as escolas seguissem nosso exemplo, com certeza teríamos… mais radioamadores no mundo.
Vanderlei Amaral