Nascido em Porto Alegre, Roberto Landell de Moura realizou um dos maiores feitos da ciência brasileira ao transmitir, a uma distância de oito quilômetros, sua voz, entre a Avenida Paulista e o alto de Santana, em São Paulo.
Não foi só a transmissão de voz via ondas eletromagnéticas o grande feito de Landell, ele também descobriu que os corpos dos seres vivos são circundados por um halo luminoso, conseguindo fotografar essa luz. Trinta e dois anos depois, um casal soviético descobriu o mesmo fenômeno, que passou a ser chamado efeito Kirlian (em homenagem ao sobrenome do casal) ou bioeletrografia. Mais uma prova do esquecimento dos inventos de nosso gênio conterrâneo. Gênio, isso mesmo, pois aos desesseis anos construiu um aparelho telefônico (apenas um ano depois de Graham Bell), sem ao menos conhecer o aparelho do inventor do telefone .
É esquecido, também, pela invenção do rádio, pois a História atribui esse invento a Marconi. A grande "confusão" entre Landell e Marconi é que o italiano inventou a radiotelegrafia: transmissão de código morse sem fio. Com um aparelho totalmente diferente, é bom destacar isso, Landell transmitiu nada mais do que a voz humana pelo rádio, a radiotelefonia. Mesmo assim, quem ficou conhecido como o inventor do rádio, que ninguém imagina como um aparelho transmissor de código morse, foi Marconi.
No dia 21 de janeiro de 2011, foi comemorado o sesquicentenário do nascimento de Landell de Moura. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo comemorativo a esses 150 anos, uma homenagem a esse gênio gaúcho, brasileiro. Nós do Clube de Radioamadores do CMPA também fazemos nossa homenagem a esse notável brasileiro, nossa sala de atividades chama-se SALA RÁDIO PE. LANDELL DE MOURA.
O Brasil não é, nunca foi, e nunca vai ser inferior aos países desenvolvidos em relação à Ciência, Landell de Moura é uma prova disso. Esse padre, que tentou unir Ciência e Religião, continua até hoje inspirando a arte do Radioamadorismo.
Fontes:http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/correios-homenagearao-padre-inventor-do-radio.html / http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura / Jornal Zero Hora, sábado, 15 de janeiro de 2011.
Vanderlei Amaral