A prefeitura lança em abril o 2º Desafio de Energia Solar Fotovoltaica – Robô de Sucata Eletrônica entre estudantes dos níveis médio, fundamental e técnico da Capital. A ideia é promover a construção e mobilidade de um Robô Experimental, com design moderno, criativo e sustentável movido à energia solar e confeccionado com peças de sucata eletrônica.
Estão abertas as inscrições das escolas para participar do concurso. Depois do grande sucesso da primeira edição, o evento agora será promovido pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), e acontecerá no dia 1º de abril, das 9h às 14h, no Parque Farroupilha (Redenção), ao Lado do Monumento ao Expedicionário.
Inovação - O grande desafio é estimular os acadêmicos a desenvolverem projetos científicos e inovadores de geração de energia elétrica a partir de uma placa de energia solar fotovoltaica. Os projetos serão avaliados em duas categorias (uma tarefa com pontuação e uma apresentação livre) por uma comissão multidisciplinar composta por professores técnicos e também doutorandos em engenharia e física.
As ferramentas de sucata tecnológica para a montagem desse protótipo de robô serão compostas por peças de informática e periféricos descartados, na empresa de reciclagem Trade Recycle. A PUCRS fornecerá as placas de energia solar, que estarão disponíveis nas pistas de competição produzidas de chapa galvanizada, para garantir a realização do concurso e a mobilidade dos robôs.
A finalidade é garantir a sustentabilidade ambiental, promovendo, assim, a reciclagem e o reuso dos componentes. Os alunos e os componentes da comissão julgadora receberão ao final da prova um troféu e o certificado de participação.
Mais informações do Regulamento do Concurso com Paulo Eberhardt no Inovapoa pelos telefones (51) 3289-7312 e 3289-7313.
Fonte: http://www.inovapoa.com/default.php?p_noticia=150006&2O+DESAFIO+DE+ENERGIA+SOLAR+COM+ROBOS+RECEBE+INSCRICOES