terça-feira, 24 de maio de 2011

DIA DO TELEGRAFISTA

          A primeira linha telegráfica foi construída entre as cidades de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América e, a 24 de maio de 1884, Samuel Finley Breese Morse, no seu alfabético telegráfico, transmitiu a primeira mensagem: What hath God wrought! (O que Deus tem feito!). E o operador, em Baltimore, repetiu-as imediata e perfeitamente. Em Washington, o extremo da linha fora colocado na sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Uma placa apropriada, do lado externo da porta, identifica o aposento com a cena do triunfo de Morse no dia 24 de maio de 1884. A invenção do telégrafo elétrico representou, sem dúvida, um grande passo na história das comunicações. Logo, o manipulador de morse tornou-se um símbolo mundial de uma época que encurtava as grandes distâncias.

          Em 1944 o então Presidente da República Getúlio Vargas instituiu, no Brasil, o dia 24 DE MAIO, como sendo o DIA DO TELEGRAFISTA.

          Getúlio Vargas considerava esse profissional verdadeiro herói anônimo, com relevantes serviços prestados à coletividade.

telegrafistaTelegrafistas_Pagina_07_Imagen_0001telegrafo telegrafista437

EXPOSIÇÃO “DO CONFESSIONÁRIO AO WIRELESS”

          convite  mod novo

TV ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FILMA ENCONTRO NO CLUBE DE RADIOAMADORES

          Mais uma vez o Clube de Radioamadores do CMPA destacou-se, devido ao nosso trabalho. Dessa vez, quem nos procurou foi a TV Assembleia Legislativa.

          Na última sexta-feira(mudamos o dia do clube), dia 20 de maio, estávamos construindo um sistema de modulação de raio de laser. Exatamente no momento que cortávamos um fio para ser soldado, entraram no laboratório de Física a repórter Márcia, da TV AL, um cinegrafista e um “assistente”(não sei o que ele era). Eles estavam lá para fazer uma reportagem sobre o Pe. Landell de Moura, e mostrar como seus inventos também podem ser usados para motivar o estudo da Física. Assim como a exposição “Do Confessionário ao Wireless” no Memorial do RS-Sala Múltiplos Usos, essa reportagem tenta divulgar e reconhecer que foi Landell o inventor do rádio, e não Marconi.

          Durante as filmagens, íamos trabalhando normalmente, construindo nosso modulador. Aliás, ninguém sabia da visita, só o tenente Bruscato. A repórter falou conosco, sobre o que fazemos, etc. O Al Azeredo, do 3° ano, foi entrevistado, respondendo à pergunta “o que vocês estão fazendo?” e “o que você espera com isso?”(mais ou menos isso) . O tenente também foi entrevistado, explicando fisicamente os experimentos de Landell. No final da reportagem, fizemos a esperada modulação do raio lazer.

          O que também chamou a atenção da repórter Marcia, do cinegrafista e do “assistente” foi os equipamentos do laboratório de Física. Eles fizeram questão de filmá-los. Ao final das filmagens fomos mais uma vez elogiados por nosso trabalho. Os agentes da TV AL agradeceram pela reportagem e se foram. A data de divulgação da reportagem é indeterminada.

 

Vanderlei Amaral