segunda-feira, 11 de julho de 2011

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIO DE EXTENSÃO SOBRE LANDELL DE MOURA

brasão clube de radioamadores
          Fazendo parte da programação do ANO DA INOVAÇÃO PADRE LANDELL DE MOURA EM PORTO ALEGRE, o Seminário de Extensão tem encontros mensais divididos em quatro painéis.
     -CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL NA VIRADA DO SÉUCULO XIX/XX(22 de junho de 2011)
     -ARTES E OFÍCIOS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA(08 de julho de 20110)
     -ESTADO E IGREJA: TRAJETÓRIAS DE UM PADRE CIENTISTA(08 de setembro de 2011)
     -COMUNICAÇÃO: INOVAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA ALDEIA GLOBAL(05 de outubro de 2011)
          A curadoria é do professor Altamiro Susin. Nos dias do seminário, haverá no saguão do Salão de Atos uma exposição de rádios antigos pertencentes ao Museu do Rádio, equipamentos do acervo da Rádio da Universidade e uma estação de rádio do Clube de Radioamadores do Colégio Militar e da Escola Parobé.
DSC04878DSC04888
          No segundo painel, realizado dia 08 de julho de 2011, os integrantes do Clube de Radioamadores do CMPA compareceram à Reitoria da UFRGS, para uma exposição do funcionamento de uma estação radioamadora, como descrito acima. Naquela sexta, recebemos a visita de um ex-integrante, o Al Benetti, que está na EsPCEx. Quando chegamos no saguão, já tivemos um grande trabalho em montar a estação. Todos os funcionários ficaram muito surpresos ao verem que todo o procedimento era realizado somente pelos alunos, desde a montagem da antena e do rádio, até a disposições dos banners e cartazes do Clube. Havia lá, também, outras exposições sobre rádios, mas os responsáveis eram todos senhores de idade, e ficaram admirados ao verem jovens preparando uma estação radioamadora. Depois de quase uma hora, tudo estava pronto, tínhamos um rádio VHF montado, só restava testá-lo. Quando terminamos tudo, faltava um longo tempo para o início da palestra. Lá pelas seis horas, começou a chegar o público, e logo se interessaram pela banca reservada ao nosso Clube, e o Tenente Bruscato explicando toda a parte técnica. Havia sobre uma mesa várias cópias dos esquemas de Landell, uma réplica do microfone usado por ele no transmissor de ondas e uma Bobina de Ruhmkorff, também usada no transmissor de ondas. Os visitantes ficaram muito interessados em toda nossa exposição, e nos elogiaram muito, principalmente depois de presenciarem uma conversação entre radioamadores, pois estabelecemos contato com alguns radioamadores conhecidos, como o Sr. Antônio-PY3IOD, Sr. Nelson-PY3NLA e o Al Azeredo.
DSC04893DSC04896
          Conforme programado, às 19h00min começou as palestras  com o tema Artes e Ofícios: Ciência e Tecnologia, mas apenas três dos integrantes assistiram-na. Foram apresentados vários assuntos sobre Landell, tais como sua cronologia e sobre  por que esse cientista não foi reconhecido pela sociedade brasileira. Realmente muito interessante as palestras, e valeu muito a pena ter ficado até as 9h30min no evento. Após as três palestras, o público debateu, e muito sobre o assunto, e foram levantadas questões tais tipo: o pioneirismo de Landell na primeira transmissão de voz humana, por que não foi reconhecido, por que a ciência não faz parte da cultura brasileira, e muitas outras questionando a nossa sociedade.
DSC04898DSC04911
          Haverá mais dois painéis, e os recomendo a todos. Além dos painéis, haverá outras atividades, como mostras de rádios, experimentos e a inauguração da estação radioamadora da Escola de Engenharia da UFRGS, que será realizada pelo nosso clube.
Por que Pe Landell  inovador -  UFRGS          
Vanderlei Amaral