quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Modulação do raio laser

          Uma breve explicação: O experimento de modulação do laser tem como base de funcionamento o controle da tensão que alimenta o laser através do transistor da saída de fone de ouvido de um rádio à pilha, sendo todos os componentes, laser, suporte com as pilhas e rádio ligados em série. Para se captar o laser modulado usamos um foto diodo receptor que vai conectado à entrada de microfone do computador. Ao se ligar o rádio e conectar o laser à saída do fone de ouvido haverá uma variação na tensão fornecida ao laser em função da variação de intensidade do sinal na base do transistor. O foto diodo capta a luminosidade "modulada" pelo áudio do rádio e reproduz o sinal nas caixas de som.

           Obs.: Alimentamos o laser com três pilhas "AA", para termos uma fonte de energia mais constante. 

Pode-se entender melhor visualizando-se o esquema abaixo.

ESQUEMA MODULAÇÃO2

Vanderlei Amaral

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DA ANTENA PARA REFLEXÃO LUNAR

          Foi iniciada a construção da antena para a reflexão lunar. No último encontro começamos a cortar os alumínios, que serão os elementos da antena. A construção será feita a partir de alumínios doados, que faziam parte de outra antena.

          Durante o processo de corte, foi necessário muito cuidado nas medidas, pois qualquer milímetro fora do padrão poderia comprometer a antena toda. Usamos vários equipamentos para medida, suporte, corte e moldagem dos elementos, que, de vinte e sete, terminamos nove, no primeiro dia

          Como o objetivo principal do Clube é o ensino da Física, durante os cortes calculamos os volume, densidade, massa e quantidade de átomos dos elementos da antena.

          Abaixo estão algumas fotos da atividade:

DSC05199DSC05204DSC05206DSC05207DSC05210DSC05215DSC05217DSC05225DSC05232DSC05242

Vanderlei Amaral

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COMEMORADO ANIVERSÁRIO DO CLUBE

          No dia 19 de agosto de 2010, foi inaugurado o Clube de Radioamadores do CMPA. Um ano já se passou, e muitas atividades foram feitas. Criamos um blog, participamos de eventos radioamadorísticos, fizemos exposições e palestras, participamos de seminários, inauguramos outras estações rádio, fizemos projetos a serem trabalhados ainda, y muchas otras cosas.

          No dia 19 de agosto não houve encontro do clube no CMPA, mas na sexta-feira seguinte foi comemorado o aniversário do Clube. Após fazermos nossas atividades, o Tenente Bruscato organizou uma confraternização entre os alunos( e ex-alunos) do clube.

           Segue abaixo algumas fotos do dia. O primeiro de muitos anos do Clube.

DSC05138DSC05141

Vanderlei Amaral

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFRGS

          O radioamadorismo é uma ótima fonte de estudos relacionados à Física, e é exatamente por isso que existe o nosso clube. Pelo mesmo motivo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul inaugurou a Estação Rádio da Escola de Engenharia.

14 - 17.08.2011Inauguração(8)

          A cerimônia aconteceu no dia 17 de agosto. Às 17h30min foi a abertura oficial e o primeiro contato com a nossa estação. No mesmo dia, mais cedo, o Al Azeredo-PU3LTA, seu pai, Sr. Nelson-PY3NLA, e o Al Alff montaram a nossa estação, no laboratório de Física, com tudo preparado para o contato com a estação da UFRGS. Enquanto isso, os alunos Amaral, Ezequiel e Vicente estavam no prédio da Engenharia Elétrica, para o contato com o Colégio. Estavam presentes várias pessoas importantes na sala da inauguração, tais como Ivan Dorneles-PY3IDR, Paulo Ilaga Serafini-PY3BKT, Miguel Zimmerman-PY3MM, responsável técnico pela nossa estação, e alguns diretores da UFRGS.

Inauguração(1)Inauguração(4)

          O contato começou com o Miguel pedindo ao Al Azeredo que enviasse uma foto do brasão da UFRGS, via rádio. Lentamente, a imagem foi se materializando na tela do computador, e todos os presentes ficaram admirados. Após a primeira imagem, foram enviadas mais duas: o brasão da Escola de Engenharia e o símbolo do Clube de Radioamadores do CMPA. Por fim, o Sr. Ivan leu um lindo texto sobre o Landell e o radioamadorismo.

Engenharia Elétrica UFRGS - 17.08.2011 -Inauguração(2)

          Como programado, às 18h00min houve uma palestra com demonstrações: Os Conceitos da Física nos Inventos do Padre Landell de Moura, ministrada pelo tenente Bruscato, no Museu da UFRGS. O tenente Bruscato exibiu uma apresentação de slides, enquanto ia falando sobre a vida e os inventos do padre cientista, e no final fez duas experiências. Uma delas foi a reflexão interna total, que é o princípio da fibra óptica, e a outra a modulação do raio laser, que é o princípio usado por Landell em sua primeira transmissão de voz via ondas eletromagnéticas. O público que estava assistindo à palestra gostou muito da palestra e das demonstrações, alguns até duvidavam do que estavam vendo.

Palestra(1) - CópiaPalestra(2) - Cópia

          Esse evento fez parte do Seminário de Extensão “Por que Padre Landell de Moura foi inovador”, o qual ainda há alguns painéis e mostras.

Vanderlei Amaral

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PALESTRA SOBRE LANDELL DE MOURA NO IFRS CAMPUS CANOAS

          No dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante, e por esse motivo o Instituto Federal do Rio Grande do Sul promoveu uma palestra sobre Padre Landell de Moura e o radioamadorismo. Para isso, o IFRS convidou o o Ten Bruscato, do CMPA, o Sr. Miguel Renato Bulcão Zimmermann-PY3MM, Prof. Eng. Paulo Ilaga Serafini-PY3BKT e o Prof. João Gabbardo-IFRS Campus Restinga.

DSC09488

          Para a palestra, o Ten Bruscato programou uma apresentação de slides e uma demonstração de uma estação rádio, montada pelos ex-alunos Amaral e Ezequiel. A trajetória do padre, considerado o pai do rádio, e suas contribuições à sociedade foi um dos temas abordados, e, ao final, foram feitas duas demonstrações dos princípios físicos utilizados por Landell, em sua transmissão de voz via ondas eletromagnéticas. A primeira demonstração foi a reflexão interna total, que é como funciona a fibra óptica, e a segunda a modulação do raio laser.

DSC09490DSC09491

          Os alunos do IFRS gostaram muito da palestra e das demonstrações, e fizeram muitas perguntas também. Ao final pudemos conhecer a sobrinha neta de Roberto Landell de Moura (se eu não me engano).

DSC09496DSC09504

Vanderlei Amaral

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CLUBE DE RADIOAMADORES PARTICIPA DO CTU BRASIL

          O CTU-Contest University- está para os radioamadores, fazendo uma analogia, assim como a Copa do Mundo FIFA está para os torcedores de futebol. Por isso, esse evento foi tão importante para o radioamadorismo brasileiro: pela primeira vez foi realizado no hemisfério sul.

ctubrasil2[1]

          O CTU ocorreu nos dias 16 e 17 de julho, e combinamos de nos encontrar na Escola Técnica Parobé às 8h00min de sábado. Foi solicitado a nós, alunos (e ex-alunos) do CMPA, que fizéssemos o hasteamento das bandeiras. Foi o que aconteceu: hasteamos as bandeiras do Uruguai, Argentina, México, Estados Unidos e Brasil. Havia também uma aluna do Colégio Tiradentes, que é irmã de um dos integrantes do Clube.

DSC04931DSC04932DSC04933DSC04934DSC04935

          Após o hasteamento, começaram as palestras. Assistimos à várias, tais como: eQSL, LoTW e Global QSL(LU8ADX), Automação da Estação(PY5KD), DX e Contestes em VHF(PP5XX), Contest and DX Ethic Code(K1DG), Segurança e Manutenção em Torres(PY5HSD) e HF Propagation in Solar Cycle 24(W3LPL), no sábado, e DXpeditions para Contestes(XE1KK), no domingo. (As letras e números entre parênteses são os indicativos dos palestrantes).

DSC04954DSC04959DSC04963DSC04981

          No domingo, após todas as palestras, foi realizada a Mesa Redonda: DX e Contestes, com todos os palestrantes debatendo sobre melhorias em contestes. As perguntas feitas pela plateia era respondida sempre por alguns dos debatedores, em várias línguas. Foi solicitado a mim, que fizesse uma pergunta: Como incentivar jovens a entrar no meio radioamadorístico, com tantas facilidades que a internet nos proporciona. No final de todas as questões levantadas pelos radioamadores da plateia, fiz a tal pergunta. Os palestrantes ficaram muito admirados com a pergunta, pois era um jovem que perguntava. Foi a única pergunta que todos eles responderam. Ouvimos as respostas em três idiomas. No final, um deles perguntou se eu era radioamador. Respondi que não, ainda não; mas não podemos esquecer que um dos integrantes do Clube já é radioamador.

DSC05004DSC09205DSC09259DSC09267

          Depois disso tudo, foi oferecido um churrasco a todos os participantes, onde foi realizado um sorteio de alguns brindes e entrega de prêmio e diplomas.

DSC04942DSC04943

          Só resta dizer que foi uma grande e excelente experiência participar desse CTU. Um grande 73.

Relação dos alunos que participaram:

-Vanderlei Amaral Vieira Júnior

-Ezequiel Pinheiro

-Marcelo Vicente Dewes Moura

-Al Azeredo – PU3LTA

-Al Alff

-Hannah Pereira Alff – Colégio Tiradentes

-Al Nina Guimarães

-Al Gonzales

Vanderlei Amaral

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIO DE EXTENSÃO SOBRE LANDELL DE MOURA

brasão clube de radioamadores
          Fazendo parte da programação do ANO DA INOVAÇÃO PADRE LANDELL DE MOURA EM PORTO ALEGRE, o Seminário de Extensão tem encontros mensais divididos em quatro painéis.
     -CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL NA VIRADA DO SÉUCULO XIX/XX(22 de junho de 2011)
     -ARTES E OFÍCIOS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA(08 de julho de 20110)
     -ESTADO E IGREJA: TRAJETÓRIAS DE UM PADRE CIENTISTA(08 de setembro de 2011)
     -COMUNICAÇÃO: INOVAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA ALDEIA GLOBAL(05 de outubro de 2011)
          A curadoria é do professor Altamiro Susin. Nos dias do seminário, haverá no saguão do Salão de Atos uma exposição de rádios antigos pertencentes ao Museu do Rádio, equipamentos do acervo da Rádio da Universidade e uma estação de rádio do Clube de Radioamadores do Colégio Militar e da Escola Parobé.
DSC04878DSC04888
          No segundo painel, realizado dia 08 de julho de 2011, os integrantes do Clube de Radioamadores do CMPA compareceram à Reitoria da UFRGS, para uma exposição do funcionamento de uma estação radioamadora, como descrito acima. Naquela sexta, recebemos a visita de um ex-integrante, o Al Benetti, que está na EsPCEx. Quando chegamos no saguão, já tivemos um grande trabalho em montar a estação. Todos os funcionários ficaram muito surpresos ao verem que todo o procedimento era realizado somente pelos alunos, desde a montagem da antena e do rádio, até a disposições dos banners e cartazes do Clube. Havia lá, também, outras exposições sobre rádios, mas os responsáveis eram todos senhores de idade, e ficaram admirados ao verem jovens preparando uma estação radioamadora. Depois de quase uma hora, tudo estava pronto, tínhamos um rádio VHF montado, só restava testá-lo. Quando terminamos tudo, faltava um longo tempo para o início da palestra. Lá pelas seis horas, começou a chegar o público, e logo se interessaram pela banca reservada ao nosso Clube, e o Tenente Bruscato explicando toda a parte técnica. Havia sobre uma mesa várias cópias dos esquemas de Landell, uma réplica do microfone usado por ele no transmissor de ondas e uma Bobina de Ruhmkorff, também usada no transmissor de ondas. Os visitantes ficaram muito interessados em toda nossa exposição, e nos elogiaram muito, principalmente depois de presenciarem uma conversação entre radioamadores, pois estabelecemos contato com alguns radioamadores conhecidos, como o Sr. Antônio-PY3IOD, Sr. Nelson-PY3NLA e o Al Azeredo.
DSC04893DSC04896
          Conforme programado, às 19h00min começou as palestras  com o tema Artes e Ofícios: Ciência e Tecnologia, mas apenas três dos integrantes assistiram-na. Foram apresentados vários assuntos sobre Landell, tais como sua cronologia e sobre  por que esse cientista não foi reconhecido pela sociedade brasileira. Realmente muito interessante as palestras, e valeu muito a pena ter ficado até as 9h30min no evento. Após as três palestras, o público debateu, e muito sobre o assunto, e foram levantadas questões tais tipo: o pioneirismo de Landell na primeira transmissão de voz humana, por que não foi reconhecido, por que a ciência não faz parte da cultura brasileira, e muitas outras questionando a nossa sociedade.
DSC04898DSC04911
          Haverá mais dois painéis, e os recomendo a todos. Além dos painéis, haverá outras atividades, como mostras de rádios, experimentos e a inauguração da estação radioamadora da Escola de Engenharia da UFRGS, que será realizada pelo nosso clube.
Por que Pe Landell  inovador -  UFRGS          
Vanderlei Amaral