quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É UM OSCILOSCÓPIO?

SÍMBOLO FUFAa                       
ham_radio
                                       
No dia 04 de novembro de 2010, os alunos do Clube de Radioamadores do CMPA tiveram uma tarefa que não tardaria a acontecer: tivemos de fazer alguns ajustes na nossa antena. Quando fizemos nosso primeiro contato um dos motivos de não estarmos ouvindo bem nossos contatos seria uma má conexão entre o cabo coaxial, o isolador central, e os fios da antena. Pois bem, o Ten Bruscato nos deu essa missão de desmontarmos e refazermos a antena. E foi o que fizemos.ANTENA DIPOLO 1-2 ONDA 80 METROS
Projeto04NOV2010 018
DSC01311 Projeto04NOV2010 002
Projeto04NOV2010 006
Projeto04NOV2010 008
O tenente sempre nos diz que a hora de responder alguma coisa é quando nós perguntamos. Um de nós, não me lembro quem, perguntou como funcionava um multímetro, então ele explicou. Resumindo, é um aparelho que pode medir tensão(volts), resistência(ohms),corrente(ampère ), temperatura(°C ou °F), frequência(Hz), e mais algumas outras grandezas. Essas medidas são feitas através de dois terminais de ponta de prova. A ponta de prova preta é usada no terminal comum em todos os testes; a ponta de prova vermelha é usada nos terminais de corrente ou tensão.
Projeto04NOV2010 013
DSC01309
DSC01307
DSC01308
Depois de refazermos a antena e aprendermos sobre o funcionamento do multímetro, o Ten Bruscato colocou sobre a mesa um OSCILOSCÓPIO. É um aparelho que nos permite visualizar uma diferença de potencial(ddp) em função do tempo num gráfico bidimensional. Em repouso, o osciloscópio desenha rapidamente uma linha horizontal, varrendo a tela da esquerda para a direita. Um dos controles permite controlar a velocidade com que a linha percorre a tela, calibrado em segundos por divisão. Quanto a tensão difere de zero, a linha pode subir ou descer(como naqueles aparelhos de hospitais). Outro controle nos permite mudar a escala vertical, calibrado em volts por divisão. O resultado disso seria uma onda, que é uma diferença de potencial em um espaço de tempo, vendo o gráfico pudemos calcular o comprimento e a frequência da onda. Testamos em baterias e em nós mesmos o osciloscópio, enconstando a ponta de prova em nossos dedos. Veja algumas fotos abaixo:
Projeto04NOV2010 044
Projeto04NOV2010 045
DSC01313
Projeto04NOV2010 041
Esse aparelho, como muitos outros do clube, foi doado pelo 1°CTA(Centro de Telemática de Área). Bom para quem não conhecia um OSCILOSCÓPIO, aqui está uma breve explicação. Espero que tenham gostado.
Fontes:

http://www.if.ufrj.br/teaching/oscilo/intro.html
http://www.bosch.com.br/br/equiteste/download/manual%20mmd149.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscilosc%C3%B3pio
uploader:Vanderlei Amaral

4 comentários:

Gentil César Bruscato disse...

Mais uma vez meus parabéns Amaral.
A sua reportagem evidencia de maneira natural a idéia central de nosso trabalho no Clube de Radioamadores do CMPA.
"O ensino da Física através de radioamadorismo."
Os comentários e fotos estão muito bem inseridos na nossa proposta.

Forte 73

Vanderlei Amaral disse...

Muito obrigado tenente, agradeço muito.
Amaral

AACV-CMPA disse...

é isso aí pesoal, muito bonito o trabalho de voces, sucesso!
Nádia

Vanderlei Amaral disse...

Obrigado!